19 março 2010

Outliers


"Quem não busca a cruz de Cristo não busca a glória de Cristo." - São João da Cruz







Foto do autor




Em 4 fevereiro 2009 andei lendo o livro de Malcolm Gladwell em português: Outliers – Fora de Série. Mereceria uma resenha. Magnífico.

O autor, Gladwell, escreve fundamentado em depoimentos concretos da carreira de pessoas de sucesso. Além de que fala com bastante propriedade de como essas pessoas chegaram ao patamar que se encontram e, em contrapartida, pessoas 'cabeças' não conseguiram e vivem no limbo do esquecimento. Valeu a pena e mudou muito a minha forma de pensar e agir em relação a vida de conquistas e história!

Fora de Série - Outliers, Malcolm Gladwell




Fora de Série - Outliers, Malcolm Gladwell















Um forte abraço, De Barros.

Para mais informações veja o vídeo da Profa. Ana a respeito do livro:




O autor Malcolm Gladwell, em seu livro Outliers, popularizou o conceito das 10 mil horas de prática consciente em uma habilidade para se atingir nível de reconhecimento internacional. Por hora de prática consciente, leia-se o estudo crítico e direcionado, revisando constantemente sua evolução, buscando erros e se tirando da zona de conforto.

Ele compara a trajetória tanto de artistas, quanto esportistas e executivos bem sucedidos, para apresentar que estas horas se repetem, normalmente ao longo de 10 anos de prática ou estudo. Seriam então 3 a 4 horas de prática por dia, durante 10 anos, algo bem razoável do ponto de vista prático. Nestes dois vídeos abaixo, Malcolm se aprofunda nos conteúdos de seu livro:







No mundo artístico, existem vários exemplos disso, com diferentes horas de dedicação. Mas todas giram em torno da mesma ordem de grandeza. Um caso muito interessante é o do artista Jonathan Hardesty, que citamos no começo do texto. Ele documentou todo seu processo de evolução durante mais de 9 anos no site Conceptart.org. Neste vídeo abaixo, podemos ver muitos dos passos de sua trajetória para alcançar resultados de altíssimo nível.


vimeo.com

Lei de Murph - Um certo professor de física afirmou que o brasileiro tem mania de desculpar todo acidente pela Lei de Muph. O mesmo responde que o que sai de errado é nada menos do que a falta de preparo de quem ocasionou o defeito.



Pe José de Anchieta. - Rogai por nós!

Flashback 123                                                                                           Outliers






Nenhum comentário: