15 março 2008


SERENIDADE
Max Ehrmann
Poeta e teatrólogo americano
(1872-1945)

Transite com calma entre a bulha e a pressa, e não se recuse à paz do silêncio. Sem sacrificar os seus princípios, seja cordial com todos. Mostre sereno e calmo a sua verdade; Escute a dos outros, mesmo a dos pobres de espírito; Eles também tem o que dizer.

Evite os barulhentos e os agressivos. Eles constrangem o espírito. Comparando-se com os outros; Evite a vaidade e a mágoa; Porque sempre haverá gente abaixo e acima de você.

Goze as suas vitórias como os seus projetos. Não despreze a sua carreira, por mais humilde que seja; Ela será um bem nas incertezas do amanhã.

Proceda com cautela nos contratos de comércio, pois o mundo está cheio de raposas. Mas que a cautela não o cegue para a virtude; Existe idealismo também; Não falta heroísmo no mundo.

Seja fiel a si mesmo. Acima de tudo nunca finja afeição. Jamais seja cínico no amor, pois mesmo com o risco de aridez e desencanto ele é perene como a grama.

Aceite de bom grado as ponderações da idade, não se apegue aos bens da juventude. Exercite a fortaleza de ânimo para se garantir nos desastres súbitos. Mas não se deixe transportar pela imaginação.

Muitos receios nascem do cansaço e da solidão. Adote uma disciplina saudável, mas não se esgote por ela. Você é filho do universo, como as árvores e as estrelas, e tem o direito de estar aqui. E quer você entenda quer não, o universo se expande como deve.

Esteja pois em paz com Deus, com o seu Deus; e sejam quais forem as suas lutas e seus ideais, vive em paz com sua alma, mesmo no fragor das batalhas. Malgrado as imposturas, as durezas e as decepções, o mundo ainda é belo. Tenha cuidado. Procure ser feliz.



Mensagem esquecida e encontrada em forma de cópia xerox, folha amarelada, texto em 'currier' num livro de biblioteca. O curioso é que esta biblioteca se encontra dadivosamente num cruzeiro marítimo Gran Mistral em 22.12.2007
Não contendo a força da máxima, compartilho com os amigos da mesma.
Atenciosamente,
Ilustrador e Arte Educador

Nenhum comentário: